Coluna Danilo Griz

STI: FARRA DOS CONTRATOS DA SECRETARIA DE CULTURA DE SANTA TEREZINHA PODE PARAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO


Isso e muito mais dos bastidores da política de Santa Terezinha de Itaipu, por Danilo Griz.

Denúncias de irregularidades incluem afinidades, parentescos e falta de habilitação para cumprir exigências

No dia 14 de julho publicamos uma matéria sobre o grande número de cargos e contratos criados na gestão do secretário Marcílio Soares, na super secretaria de cultura de Santa Terezinha de Itaipu. Na mesma matéria, nossos leitores puderam verificar a enorme lista de contratos de prestação de serviços com os chamados “Arte Educadores”, que fazem parte do processo licitatório 53/2025.

Na ocasião, também falamos de alguns “super contratos”, que dariam uma remuneração proporcional superior a 10 mil reais mensais, valor que seria maior que o salário do próprio secretário da pasta que gira em torno de 8 mil reais por mês.

Ocorre que após nossa publicação, temos recebido relatos de supostas irregularidades nos referidos contratos, contendo casos de contratação de parentes, amigos e pessoas que não teriam habilitação para cumprir as exigências de “arte educadores”, conforme são denominados nos contratos.

Lembrando que um educador de arte precisa ter um curso reconhecido pelo MEC para atuar como professor de artes nas escolas. O Ministério de Educação (MEC) exige que os educadores de artes tenham uma formação devidamente autorizada, que podem incluir cursos de licenciatura em artes visuais ou educação artística. Além disso, é importante que o curso esteja registrado e em conformidade com as normas do MEC para garantir a validade da formação.

Ainda segundo as denúncias, há casos de pessoas contratadas, conhecidas na comunidade itaipuense, que não haviam notícias de serem “arte educadores”, casos de empresas (MEI’S) criadas em 2025 especificamente para prestar serviços e até uma ex-servidora de um CMEI do município.

Enfim, essa situação deve agitar também a câmara municipal logo no início de agosto, já que segundo informações, as denúncias chegaram também aos vereadores de oposição, que devem até por obrigação solicitar informações do poder executivo e da secretaria de cultura, podendo inclusive convocar o secretário Marcilio Soares para as devidas explicações.

Secretário não visita o interior

Uma placa indicativa das comunidades rurais, Três Fazendas, Aterro Sanitário, Chácara Costa Oeste e Prainha, arrancada e abandonada e dois meses denunciam que o secretário de agropecuária e meio ambiente Rafael Garcia Neto, não gosta muito de visitar o interior. Muito diferente da gestão anterior onde toda semana um servidor fazia vistoria nas estradas e comunidades rurais para ver se estava tudo certo.

Não conseguem mobilizar

E essa palestra do dia de combate ao feminicídio feita pela competente Sargento Ana Paula, no CIAMI, demonstrou mais uma vez que a atual gestão não consegue mobilizar a população para seus eventos. Na foto é visível a presença de maioria de servidores comissionados com até o assessor de comunicação sentado na plateia para aumenta o público. Tá mal de comunicação e mobilização nosso nobre alcaide!

Hussein Bakri

Sendo bem sincero, apesar de aprovar a gestão do governador Ratinho Jr., não dá pra entender como deixam um líder de governo sair por aí falando coisas sem saber da realidade. Veio em STI falando que vai acabar com as ruas de terra e de barro, que vai trazer 36 milhões para isso. Só nem pesquisou que o município faz tempo que tem 90% de área pavimentada na área urbana. Chegou com 20 anos de atraso o nobre deputado.

Inauguração da nova rodoviária

A publicação da licitação da nova rodoviária parece que deixou nosso nobre alcaide bastante empolgado. Nem saiu o projeto ainda e o chefe do clã Bendo/Dal Pont, já disse que quer inaugurar a obra no aniversário do município em maio de 2025. Depois de sete “meis”, agora vai! Afirmou o nobre.

Onde fica o CEO???

E mais uma ‘gafe’ do nosso assessor de comunicação da prefeitura na entrevista do programa ‘prefeitura em ação’, no último dia 25, onde perguntou à secretaria Daniela Vitorassi se nos bairros também tinha o centro de especialidades odontológicas (CEO), que fica ao lado do SISMUSTI. Só para lembrar, o CEO foi construído em 2006 em STI, durante a gestão do ex-prefeito Claudio Eberhardt, com recursos conquistados do governo Luis Inácio LULA da silva. O CEO fazia parte do programa Brasil Sorridente.

Contratou até a sobrinha?

Só para completar uma informação sobre a farra dos contratos na secretaria de cultura. Pessoas afirmando que Marcilio Soares contratou até a sobrinha para atuar em sua secretaria??? Essa eu preciso confirmar na próxima edição! (será que nosso secretário está “pintando o sete”???)

(*Danilo Griz possui um Blog sobre os bastidores da política em Santa Terezinha de Itaipu – https://danilogriz.blogspot.com/ . Contatos com ele pode ser feitos pelo e-mail danilogriz58@gmail.com, ou pelo Intagram @danilo.griz.)

(*Danilo Griz possui um Blog sobre os bastidores da política em Santa Terezinha de Itaipu – https://danilogriz.blogspot.com/ . Contatos com ele podem ser feitos pelo e-mail danilogriz58@gmail.com, ou pelo Intagram @danilo.griz.)

Igu News

Igu News

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente a verdade. Este é nosso compromisso com nossos leitores!

Principais Categorias

Cadastre em nossa newsletter

    E receba diretamente em sem e-mail

    Iguassu News @2025. Todos os direitos reservados

    By CB4