Ciência

MÉDICO VASCULAR APONTA BEBIDA POPULAR COMO O “VILÃO Nº 1” DAS ARTÉRIAS

O cirurgião vascular Márcio Steinbruch frisa que até o consumo eventual dessa bebida prejudica as artérias.

Doença crônica caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias no interior da parede das artérias, a aterosclerose tem como principais causas a idade avançada e o colesterol e os triglicerídeos elevados, além da hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e sedentarismo.

A alimentação tende a desencadear o surgimento de placas de gordura nas artérias e, segundo o cirurgião vascular Márcio Steinbruch, uma bebida pode ser classificada como a pior para a saúde desses vasos responsáveis pelo transporte de sangue oxigenado a todos os tecidos e órgãos do corpo: “Se existe um vilão n° 1, realmente, é o refrigerante comum.”

De acordo com o membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), o refrigerante combina tudo o que prejudica o sistema cardiovascular de forma silenciosa e cumulativa. “Mesmo consumido só de vez em quando, tende a somar efeitos negativos ao longo dos anos”, explica o médico.

O especialista salienta que a bebida tem altíssima carga de açúcar, o que provoca picos rápidos de glicose no sangue, sobrecarrega o pâncreas e favorece à resistência à insulina. “Aumenta os triglicerídeos e a gordura visceral, acelerando a formação de placas de aterosclerose, ou seja, o entupimento das artérias”, sustenta Márcio.

Getty ImagesFoto colorida de refrigerante em lata sendo colocado em copo - MetrópolesO refrigerante é mencionado pelo médico vascular como a pior bebida para a saúde das artérias

Conforme o cirurgião vascular, beber refrigerante também está associado à inflamação crônica: “O excesso de açúcar e aditivos químicos intensifica processos inflamatórios que desgastam as paredes das artérias”.

Márcio Steinbruch enfatiza sobre a ingestão da bebida poder desregular o metabolismo e contribuir para danos vasculares ao longo do tempo por englobar aditivos e corantes. Ele acrescenta a respeito do refrigerante contribuir para o risco cardiovascular: “Maior probabilidade de hipertensão, infarto, arritmias e outras doenças cardiovasculares.”

(Com Cláudia Meireles no Metrópoles)

Igu News

Igu News

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente a verdade. Este é nosso compromisso com nossos leitores!

Principais Categorias

Cadastre em nossa newsletter

    E receba diretamente em sem e-mail

    Iguassu News @2025. Todos os direitos reservados

    By CB4