Ministro da Defesa de Israel instruiu seu exército a “responder com força” ao que chamou de violação do cessar-fogo por parte do governo iraniano.
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, informou nesta terça-feira (24/6) que ordenou às Forças Armadas israelenses que respondam a uma violação do cessar-fogo — declarado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — por parte do Irã.
Katz instruiu o Exército israelense a “responder com força” e afirmou que os ataques atingirão o “coração de Teerã”. O Irã, porém, rejeitou as alegações israelenses de que teria prosseguido com o disparo de mísseis.
O que está acontecendo?
- Após 12 dias de conflitos, iniciados por Israel contra o programa nuclear do Irã, ambos os países concordaram com cessar-fogo anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que teria entrado em vigor na madrugada desta terça-feira (24/6).
- Mas apesar do acordo, os ataques continuam, com acusações de lado a lado de violação da trégua.
- Trump, afirmou, também nesta manhã, que o “cessar-fogo está em vigor”. “O cessar-fogo está em vigor. Por favor, não o violem”, divulgou o presidente na rede Truth Social.
- O conflito apelidado de “guerra de 12 dias”, por Trump, teve uma grande escalada nesta segunda-feira, em retaliação ao ataque coordenado pelo governo norte-americano, as instalações nucleares do Irã.
- Após 12 dias de conflitos, iniciados por Israel contra o programa nuclear do Irã, ambos os países concordaram com cessar-fogo
Segundo Israel, pelo menos quatro pessoas morreram no sul do país l quando um míssil balístico disparado pelo Irã atingiu um prédio de apartamentos.
O míssil foi um dos cerca de 20 disparados em pelo menos quatro bombardeios em todo o país nas horas que cercaram a trégua anunciada inicialmente pelo presidente Trump, segundo autoridades israelenses.Play Video
O exército israelense também afirmou que o míssil atingiu lançadores de mísseis no oeste do Irã que estavam prontos para disparar contra Israel.
O ministro instruiu as Forças de Defesa de Israel (IDF) a “responder energicamente à violação do cessar-fogo pelo Irã com ataques intensos contra alvos do regime no coração de Teerã”.
Israel informou que diversos alarmes foram acionados, relatando mísseis contra o país nesta terça. Após os ataques iranianos, o chefe do Estado-Maior, general Eyal Zamir, afirmou que, diante da violação do cessar-fogo, os ataques serão retomados.
“Diante da grave violação do cessar-fogo cometida pelo regime iraniano, responderemos com força”, anunciou o general.
(Com Metrópoles)


