Manchete 4 Política

FEDERALIZAÇÃO PRD E SOLIDARIEDADE, UMA ALTERNATIVA AO EXTREMISMO

A nova federação tende a adotar uma postura independente em relação ao governo federal, e o atual plano de trabalho está focado na estruturação de uma alternativa de centro para o cenário atual e para as eleições de 2026.

Anunciada oficialmente em oficialmente anunciada em 25 de junho de 2025, durante um evento na Câmara dos Deputados, a federação composta pelo Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Solidariedade, conta com um governador – Clécio Luís Vilhena Vieira do Amapá (SD), 10 deputados federais e funciona como uma única agremiação partidária, com estatuto próprio e regras de fidelidade. Os partidos devem permanecer unidos por, pelo menos quatro anos, atuando de forma coordenada no âmbito nacional.

O comando da federação é exercido bi partidariamente entre os partidos, com quatro representantes de cada agremiação partidária, que compõem a nova união de forças, ex-presidente do Patriota, partido que se fundiu com o PTB para formar o PRD – presidido por Ovasco Resende – em 2023. Já o Solidariedade havia incorporado o PROS neste ano, como parte de sua estratégia para manter relevância política.

Atualmente o Solidariedade, fundado oficialmente em 24 de setembro de 2013, é presidido nacionalmente pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o “Paulinho da Força” (na foto da mate’ria).

Essa união tem como objetivo fortalecer ambas as siglas para as eleições de 2026 e superar a cláusula de barreira imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A nova federação tende a adotar uma postura independente em relação ao governo federal, e o atual plano de trabalho está focado na estruturação de uma alternativa de centro para o cenário atual, o que deverá ser a postura também para as eleições de 2026, segundo o apurado pela reportagem do IGU News.

Números no Paraná

A nova federação entre Solidariedade e o PRD, apresentavam a seguinte estrutura estadual:

PRD 25: totaliza 56 diretórios municipais, sendo que 50 desses são oriundos dos antigos partidos Patriota e PTB, evidenciando uma perda significativa de base municipal organizada.

Solidariedade: conta atualmente com 16 diretórios municipais no Paraná.

PATRIOTA: 80 diretórios constituídos no Paraná;

PTB: 250 diretórios municipais ativos no estado.

Em relação aos dados do PTB e do PATRIOTA, os números são de antes da fusão desses partidos em 2023, a qual originou o PRD.

(Da Redação)

Igu News

Igu News

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somente a verdade. Este é nosso compromisso com nossos leitores!

Principais Categorias

Cadastre em nossa newsletter

    E receba diretamente em sem e-mail

    Iguassu News @2025. Todos os direitos reservados

    By CB4