Levantamento foi feito em Curitiba e nos 28 municípios de sua Região Metropolitana.
O ex-juiz e senador Sérgio Moro (União Brasil) aparece como favorito na corrida pelo governo do Paraná em 2026, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (2) pelo Instituto Paraná Pesquisas. O estudo ouviu 1.005 eleitores de Curitiba e dos 28 municípios da Região Metropolitana entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro, com margem de erro de até 3,2 pontos percentuais.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, o atual governador Ratinho Júnior* (PSD) lidera com 9% das menções, seguido por Moro, com 3,8%. Apesar disso, Ratinho não poderá disputar a reeleição, já que cumpre o segundo mandato consecutivo. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), aparece com 1,1%, à frente de Requião Filho (PDT), com 0,9%. Mais de 76% dos eleitores, no entanto, afirmaram não saber ou preferiram não opinar.
Nos cenários estimulados, Moro amplia a vantagem. Contra Alexandre Curi (PSD), Requião Filho (PDT) e Paulo Martins (Novo), o senador lidera com 39,3%. Em outra simulação, chega a 41% quando enfrenta Guto Silva (PSD), e a 42% no cenário em que o nome de Norberto Ortigara (PSD) é incluído. Em todos os casos, Requião Filho se mantém na segunda colocação, variando entre 26% e 29% das intenções de voto. Paulo Martins oscila entre 10% e 12%, enquanto candidatos ligados ao PSD não ultrapassam os 4%.
*Ratinho Júnior está em segundo mandato e não pode disputar o mesmo cargo em 2026.
Em cenário estimulado na disputa para o Senado em 2026, Cristina Graeml e Alexandre Curi aparecem na preferência do eleitor:
A pesquisa também mediu a preferência para o Senado. A jornalista Cristina Graeml (Podemos) aparece na liderança com 43,9% das intenções de voto. Na sequência estão Alexandre Curi (PSD), com 30,6%, e Beto Preto (PSD), com 20,6%. Filipe Barros (PL) e Renato Freitas (PT) aparecem empatados com 15,5%. Outros nomes, como Jeffrey Chiquini (Novo) e Zeca Dirceu (PT), não superaram a casa dos 8%.
O desempenho de Graeml mostra a tradicional força no eleitorado conservador paranaense, enquanto a pulverização dos nomes do PSD no cenário para o governo indica indefinição dentro da base aliada de Ratinho Júnior. Para analistas, a pesquisa reforça o favoritismo de Moro na disputa estadual.
O levantamento foi realizado com nível de confiança de 95%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra, 4,3 pontos em Curitiba e 4,6 pontos nos municípios da região metropolitana.
(Da Redação com informações da Paraná Pesquisa e Gazeta do Povo)


