Por Franklin Ferreira*
Nos últimos anos, um fenômeno educacional tem ganhado força entre cristãos, sobretudo católicos romanos e protestantes reformados. Trata-se de um movimento que busca uma educação escolar alinhada à fé, à centralidade da família e comprometida com o tripé da verdade, bondade e beleza, desafiando um ambiente acadêmico cada vez mais politizado e relativista.
Vivemos em um tempo no qual a estrutura educacional predominante não somente desvaloriza o cristianismo, mas, em muitos casos, o trata com hostilidade aberta. Para muitas famílias cristãs, a maior preocupação não é apenas educar seus filhos com excelência acadêmica, mas garantir que essa educação não os afaste de seus valores essenciais. Diante dessa necessidade, surgiram e se multiplicaram as Escolas Cristãs Clássicas (ECC), instituições que buscam unir a cosmovisão cristã à busca pelo saber, resgatando um modelo pedagógico que por séculos moldou a civilização ocidental para o bem.
As escolas que têm aderido à educação clássica não veem a fé como um mero adorno ou um aspecto periférico do currículo. Pelo contrário, ao integrá-la a todas as áreas do conhecimento, preparam seus alunos não só para a vida acadêmica e profissional, mas também para enfrentar com fé e discernimento os desafios intelectuais e espirituais do mundo em que vivem. O objetivo transcende a mera formação de pessoas competentes; busca-se cultivar pessoas sábias, virtuosas e plenamente preparadas para viver com excelência, sem perder de vista sua identidade e vocação cristã.
Esse crescimento da ECC não acontece por acaso. À medida que mais pais percebem as limitações e os perigos da educação progressista, tornam-se mais conscientes da necessidade de oferecer aos seus filhos um ensino que seja verdadeiramente erudito e cristão.
(*Franklin Ferreira é bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Bíblia e Teologia pela Universidade Luterana do Brasil, mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e doutor em Divindade pelo Puritan Reformed Theological Seminary. É reitor e professor de Teologia Sistemática e História da Igreja no Seminário Martin Bucer, em São José dos Campos (SP), professor-adjunto no Puritan Reformed Theological Seminary, em Grand Rapids-MI (Estados Unidos), e consultor acadêmico de Edições Vida Nova. Autor de vários livros, entre eles Teologia Sistemática (em coautoria com Alan Myatt), A Igreja Cristã na História, Avivamento para a Igreja, Contra a Idolatria do Estado, Pilares da fé e Por amor de Sião, publicados por Edições Vida Nova, e Servos de Deus e O Credo dos Apóstolos, publicados pela Editora Fiel)