Atualmente, Meta AI funciona de forma integrada às redes sociais. A vantagem em relação ao ChatGPT e outros assistentes de IA é que a Meta já tem acesso aos dados dos usuários, através de informações compartilhadas nas outras redes sociais.
O Meta AI já está disponível nas redes sociais da Meta, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger. A big tech resolveu ir além e anunciou nesta terça-feira (29) um aplicativo de inteligência artificial independente parecido com o ChatGPT.
O lançamento acirra ainda mais a competição no setor de IA, principalmente com o ChatGPT, que também funciona em um app próprio. No entanto, a grande vantagem da Meta é que a empresa já tem acesso aos seus dados (por causa das redes sociais), o que ajuda a personalizar a tecnologia a seu gosto.
Meta lança aplicativo de IA independente
Atualmente, a inteligência artificial pode ser acessada nas plataformas da Meta. Por exemplo, é possível conversar com a IA em um chat no WhatsApp. Ou ‘convocá-la’ em uma conversa no Instagram. Com a novidade, a tecnologia também vai funcionar em um aplicativo separado.
A vantagem em relação ao ChatGPT e outros assistentes de IA é que a Meta já tem acesso aos dados dos usuários, através de informações compartilhadas nas outras redes sociais (como o Facebook e o próprio Instagram). Segundo a empresa, o resultado é que a ferramenta pode “[se basear] em informações que você já escolheu compartilhar nos produtos Meta”, como o tipo de conteúdo que você gosta e informações sobre seu perfil.
Meta vai tornar experiência de IA colaborativa
Outro diferencial do aplicativo de IA da Meta é um feed Discover, parecido com o Instagram:
- Nele, usuários poderão compartilhar com amigos como estão usando a inteligência artificial;
- A Meta deu um exemplo de uma usuária pedindo que a IA a descreva em três emojis. Depois, a resposta é compartilhada nessa espécie de feed;
- Esse compartilhamento só acontece se o usuário desejar.
O objetivo do ‘feed’ é amplificar tendências de IA generativa. Um exemplo claro disso foi a trend do Studio Ghibli que popularizou o gerador de imagens 4o Image Gen da OpenAI. Ao que tudo indica, a Meta está me busca de um sucesso semelhante.
O objetivo do ‘feed’ é amplificar tendências de IA generativa. Um exemplo claro disso foi a trend do Studio Ghibli que popularizou o gerador de imagens 4o Image Gen da OpenAI. Ao que tudo indica, a Meta está me busca de um sucesso semelhante.